Prof. Dr. Deyve Redyson lança “Metafísica do Sofrimento do Mundo – O Pensamento Filosófico Pessimista”

Um mergulho nas ideias de dois filósofos que transformaram uma época e expandiram suas características únicas de pensar: Arthur Schopenhauer e Soren Kierkegaard. Em síntese, eis o tema do livro “Metafísica do Sofrimento do Mundo – O Pensamento Filosófico Pessimista” (Idéia Editora). Uma das grandes problemáticas que a sociedade contemporânea enfrenta até hoje é a mesma dos gregos antigos na tragédia. O homem contemporâneo é dominado pela angústia de se encontrar vivo em um mundo onde é interrogado e solicitado a todo o momento para continuar vivo. E é para a análise dessa questão secular e das principais conclusões apresentadas pelos chamados “filósofos pessimistas” que se direciona o livro de Deyve. “Viver – comenta o autor – se tornou uma fábrica de conceitos e dogmas que só pode levar o homem à estranheza de si mesmo”, acrescentando que “a dor, o tédio, a angústia, e o desespero se tornaram as ferramentas desse homem contemporâneo que encontra muito pouco ou quase nenhum sentido para a vida.” Deyve esclarece, ainda, a respeito da obra, que escrever uma história do pessimismo filosófico ou mesmo representar o significado de uma filosofia que leva como principal mote o pessimismo não revela que necessariamente se é pessimista com relação à vida. “Apenas representa uma compreensão cabível a um determinado tipo de filosofia que se mostrou diferente das que foram propostas em suas respectivas épocas”, completa.

Sobre o autor

Doutor em Filosofia, Deyve Redyson é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com formação em Teologia. Pesquisa e trabalha na área de Filosofia da Religião com ênfase em Schopenhauer, Feuerbach, Kierkegaard, Nietzsche e Cioran e no Idealismo Alemão. É autor de livros e artigos que envolvem, além de Filosofia da Religião, História da Filosofia, Fenomenologia e Existencialismo.

Local: Livraria Esquina das Letras Zarinha Centro de Cultura dia: quinta-feira, 26 de março às 19h informações: 4009-1130